Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

sábado, 7 de dezembro de 2013

Ariano Suassuna volta à ativa com tributo a Capiba

FABIO VICTOR – do caderno ILUSTRADA, da FOLHA DE SÃO PAULO
Será ao som de frevos, valsas e serestas de Capiba a volta de Ariano Suassuna à atividade pública que mais o tornou conhecido pelo país nos últimos anos.
Ariano Suassuna em Ribeirão Preto (SP), em junho deste ano. (Foto: Silva Júnior) 
     Quase quatro meses depois de sofrer um infarto, em 21 de agosto, o escritor paraibano de 86 anos retoma suas aulas-espetáculos no próximo dia 16, no teatro Beberibe, no Recife, com um tributo ao compositor de quem foi amigo desde a adolescência. Um dos maiores nomes da música pernambucana, Capiba (1904-1997), apelido de Lourenço da Fonseca Barbosa, ganhou no final de 2011 uma aula-espetáculo em sua homenagem, em que são exibidas canções menos conhecidas do compositor (entre as mais famosas estão "Maria Bethânia", "A Mesma Rosa Amarela", "Madeira que Cupim Não Rói" e "Voltei, Recife"). Ariano voltará a mostrá-la no dia 16 para uma plateia de professores da rede pública estadual de Pernambuco. As aulas-espetáculos são um misto de palestra, concerto e sarau que o escritor apresenta desde os anos 90. Autor do "Romance d'A Pedra do Reino" e de clássicos do teatro nacional como "O Auto da Compadecida" e "O Santo e a Porca", Ariano Suassuna estava em repouso por recomendação médica desde que sofreu um infarto, ao qual se seguiu uma nova internação para tratar de um aneurisma cerebral. Assessor especial do governo de Pernambuco, perderá o status de secretário numa reestruturação feita pelo governador Eduardo Campos (PSB). Quando o político deixar o cargo para concorrer à Presidência, o que deve ocorrer até abril de 2014, é certo que o escritor o acompanhará.

RECADO À CAETANA

No mês passado, de passagem pelo Recife como convidado do festival literário Fliporto, o escritor Valter Hugo Mãe quis visitar Ariano. "Pedi muito para que me levassem a cumprimentá-lo (...) O Brasil é um mistério que ele soube sempre revelar", relatou o autor português em artigo num jornal do seu país. Suassuna, narrou Mãe, leu para ele trechos do romance em vários volumes que escreve desde 1981. Antes de ir embora, o português disse ter ouvido uma revelação. "O Ariano Suassuna mandou recado à morte. Pediu aos médicos que cuidaram dele para que informassem a caetana [nome pelo qual Ariano chama a morte] de que ele não pretendia morrer. Contou a história e repetiu, olhando bem para mim: 'Eu não pretendo morrer'. Sorriu." Valter Hugo Mãe conta que saiu da visita abalado. "Entrei no carro mudo. Chocado."