Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Novo filme de Marcelo Gomes é a principal atração do Festival de Brasília


FERNANDA EZABELLA – da FOLHA DE SÃO PAULO
Uma cena de orgia numa praia ensolarada abre o novo filme do diretor brasileiro Marcelo Gomes, "Era uma Vez Eu, Verônica", sobre a crise existencial de uma médica recém-formada, no caos urbano de Recife.
A atriz Hermila Guedes em cena de "Era Uma Vez Eu, Verônica", de Marcelo Gomes
O longa-metragem é estrelado por Hermila Guedes ("O Céu de Suely") e foi exibido pela primeira vez no Festival de Toronto, numa sala lotada, no sábado à noite. Na próxima sexta-feira, o trabalho concorre ao prêmio principal do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, sendo exibido para o júri no teatro Claudio Santoro, principal sala do evento. O filme fará sua estreia em São Paulo na Mostra Internacional de Cinema, que começa em 19 de outubro.
 Verônica é uma jovem que mora com o pai doente em um apartamento perto da praia e começa a atender pacientes com problemas mentais no hospital público. No tempo livre, ela sai com as amigas e faz sexo com Gustavo (João Miguel). "Queria desenvolver um personagem extremamente comum, com dúvidas sobre a vida, sobre o amor, sobre o futuro, sobre o sexo", disse Gomes à Folha. O cineasta gosta de citar como referência para Verônica personagens clássicos do cinema como a protagonista de "Mônica e o Desejo" (1953), de Ingmar Bergman. "Acho que a Verônica é a prima da Mônica."
FILME TERAPÊUTICO
A ideia para o projeto nasceu de um conto que ele escreveu quando fazia seu primeiro longa, "Cinema, Aspirinas e Urubus" (2005), no qual Hermila faz uma ponta. Naquela época, cismou que um dia faria um filme com a atriz no papel principal. Para desenvolver o roteiro, o diretor de 48 anos entrevistou 20 mulheres com o perfil parecido ao de Verônica para entender as angústias dos jovens de hoje. "Eram quase como sessões de psicanálise. Acho que baixou um Eduardo Coutinho em mim e elas me diziam coisas incríveis, sobre o problema do afeto, da violência nas cidades, da competição profissional e da pressão para dar certo", revela Gomes. Para filmar as cenas de sexo na praia e entre os dois personagens, o diretor fez exercícios com o elenco e até tirou a própria roupa para todos ficarem à vontade. "Queria que as cenas de sexo fossem extremamente naturalistas, porque o filme todo tem este tom", explica ele. "O Brasil tem várias contradições. Uma delas é questão do nu. Você chega na praia e está todo mundo num biquíni sumário [...], e se uma mulher faz um topless, acabou, vira um escândalo." O próximo projeto do diretor será um "docudrama" em parceria com o artista plástico e cineasta Cao Guimarães. "O Homem das Multidões" quer discutir o processo de fazer cinema, incorporando todos os passos, como captação de dinheiro, cada vez mais difícil na indústria brasileira.
CINEMA CARO
"O Brasil virou um país caríssimo. As equipes ficaram menores, e a gente tem de filmar em menos tempo", reclama Marcelo Gomes, acrescentando que "Era Uma Vez Eu, Verônica" teve um custo muito mais alto do que seu anterior, "Cinema, Aspirinas e Urubus", um filme de época no sertão nordestino. Foi com "Cinema...", exibido em Cannes e premiado em vários festivais nacionais, que Gomes ganhou projeção nacional. A boa reputação na crítica se consolidou com "Viajo Porque Preciso, Volto Porque Te Amo", em parceria com Karim Aïnouz. Depois do trabalho com Cao Guimarães, ele pretende filmar a adaptação do romance "Relato de um Certo Oriente", de Milton Hatoum, que se passa na Amazônia. "Está mais difícil fazer cinema porque a competitividade é maior e, portanto, tem menos dinheiro. É muito bacana que existe uma pluralidade, uma produção muito maior. Mas ficou mais caro."