Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Metinides: A arte fotográfica da tragédia

Enrique Metinides
Jesus Barber eletrocutado
Em espanhol, se fala de "notas rojas". Notícias vermelhas. Algo do tipo "espreme que sai sangue". A parte das notícias policiais, só com tragédias exploradas ao máximo pra vender mais jornal. E tem gente que gosta.
Mas o trabalho de Enrique Metinides consegue mostrar alguma humanidade nas cenas de tragédias, de mortes, da degradação. A foto que mais me chamou a atenção foi essa (a 2ª) de Jesus Bazaldua Barber, técnico de telefonia, eletrocutado por mais de 60 mil volts, em Toluca, em 1971. A foto até parece bonita num primeiro momento, se não se levasse em conta que se trata de um homem morto na imagem.  
Jaralambos Enrique Metinides Tsironides (nascido em 12 de fevereiro de 1934) é um mexicano fotógrafo conhecido por seus retratos austeros e muitas vezes terrível da vida na Cidade do México . Ele trabalhou como fotógrafo 1949-1979 como parte da "Nota Roja" (ou "notícias sangrentas"), tirando fotos de impedimento de crime, homicídio, acidentes de avião e outros desastres para tablóides da Cidade do México.
Metinides Enrique nasceu em uma família de imigrantes gregos na Cidade do México em 12 de fevereiro de 1934. Ele publicou sua primeira foto com a idade de 12, o que lhe valeu o apelido de "El Niño" ("o menino"). 
Um ano mais tarde, tornou-se um estagiário não remunerado ao abrigo do repórter policial para o tablóide jornal La Prensa. Metinides começou suas fotos da carreira de crime e desastre para La Prensa. 
Ao longo de sua vida, ele tirou milhares de fotos que foram publicadas no La Prensa, Alarma e Crimen. Muitas vezes é comparado ao fotógrafo americano Weegee, por suas descrições duras das realidades da vida urbana.
Seu trabalho tem sido mostrado em numerosas galerias, incluindo La Casa de América, Madrid, Espanha; Central de Arte Guadalajara, Guadalajara , México; Museu Statens de Kunst Copenhagen, Dinamarca; A Galeria dos Fotógrafos, Londres, Reino Unido e na Anton Kern Gallery, New York. Atualmente vive e trabalha na Cidade do México.
Com a colaboração do blog EM SUMA.