Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Um novo filme sobre Revolução Francesa no Festival de Berlim e a Meryl Streep como Margaret Thatcher


Diane Kruger é Maria Antonieta

O filme "Les Adieux à la Reine" (adeus à rainha, em tradução livre), de Benoît Jacquot, foi selecionado para abrir o Festival de Berlim. O longa retrata o início da Revolução Francesa da perspectiva dos empregados do Palácio de Versalhes. No elenco, a produção tem a atriz alemã Diane Kruger no papel de Maria Antonieta e o francês Xavier Beauvois como Luís 16. O Festival de Berlim acontece entre os dias 9 e 19 de fevereiro. O evento terá a exibição de "Xingu" na mostra paralela Panorama. O filme de Cao Hamburger conta a história dos irmãos Villas-Bôas. Este ano, o júri do festival será presidido pelo diretor britânico Mike Leigh.
Filme sobre Margaret Thatcher estreia em Londres cercado por polêmicas
Londres recebeu na noite desta quarta-feira a estreia oficial do filme "A Dama de Ferro", protagonizada pela atriz Meryl Streep, que interpreta Margaret Thatcher, um personagem que disse admirar por sua "força para impor-se em um mundo de homens". A atriz reconheceu em declarações à Agência Efe que utilizou o exemplo da ex-primeira-ministra britânica para enfrentar o desafio de interpretar, mesmo sendo americana, um personagem tão conhecido e tão importante na história do Reino Unido. A estreia, no qual o habitual tapete vermelho foi trocado pelo azul, a cor favorita da líder conservadora, foi prestigiada por toda a equipe do filme, inclusive sua diretora Phyllida Lloyd e os atores Jim Broadbent, Alexandra Roach e Harry Lloyd. A produção esteve rodeada de uma enorme expectativa e controvérsia e, segundo confirmou sua diretora, os filhos de Margaret Thatcher não quiseram nem colaborar com a produção nem assistir ao filme. A história acompanha a trajetória de Margaret Thatcher, a primeira mulher a tornar-se líder do Partido Conservador e a entrar em Downing Street como primeira-ministra, cargo que ocupou durante mais de 11 anos. O filme que começa com uma Thatcher já idosa e senil que lembra, enquanto fala com seu inseparável marido falecido, os capítulos mais importantes de sua carreira política. A produção foi muito criticada por antigos colaboradores de Thatcher por insistir demais na deterioração mental que afeta a ex-primeira-ministra há anos, mas a equipe do filme se defendeu assegurando que o personagem foi tratado com muita dignidade.
Família rejeita convite para ver filme sobre Margaret Thatcher
Thatcher será interpretada pela talentosa Meryl Streep
A família de Margaret Thatcher rejeitou o convite para acompanhar nesta quarta-feira a pré-estreia do filme "A Dama de Ferro", que apresenta Meryl Streep no papel da ex-primeira-ministra britânica. Em entrevista à BBC, a diretora do filme, Phyllida Lloyd, explicou que os dois filhos de Margaret Thatcher, Carol e Mark, foram os primeiros a serem convidados para ver o filme depois de pronto, porém rejeitaram a oportunidade. "Posso entender essa decisão. É normal que eles não queiram assistir este filme em público", explicou Phyllida, que, apesar da distância da família da ex-primeira-ministra, afirmou que o roteiro foi inspirado na autobiografia de Carol Thatcher, a filha da popular líder conservadora. A ex-primeira ministra britânica Margaret Thatcher é interpretada por Meryl Streep. "A Dama de Ferro" recebeu muitas críticas dos antigos colaboradores e amigos de Thatcher, isso pelo fato do filme abordar a "demência senil" que afetava a ex-premiê. Mas os responsáveis pelo filme se defendem ao garantir que a personagem é retratada com muita dignidade. Na noite desta quarta-feira, todas as equipes do filme, incluindo Meryl Streep e Jim Broadbent, vão assistir a essa sessão de pré-estreia em Londres. Porém, "A Dama de Ferro" só chegará aos cinemas britânicos na próxima sexta-feira. O filme biográfico narra a história de Margaret Thatcher, a primeira mulher que assumiu a liderança do Partido Conservador e o posto de primeira-ministra, cargo que ostentou durante mais de 11 anos. A trama de "A Dama de Ferro", de Phyllida Lloyd, apresenta Margaret Thatcher já idosa e debilitada psicologicamente. Posteriormente, enquanto dialoga com seu inseparável marido, que já se encontra morto, a ex-primeira-ministra recorda os capítulos mais importantes de sua carreira política. Trata-se de um dos personagens mais controvertidos da história do Reino Unido e, por isso, a estreia do filme gera uma enorme expectativa no público britânico.
Informações da FOLHA DE SÃO PAULO – caderno ILUSTRADA.