Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

sábado, 7 de janeiro de 2012

"Sítio do Picapau Amarelo" ganha versão em desenho animado para a TV


     Animação com a turma criada por Monteiro Lobato será exibida aos sábados. Na internet, os personagens estão no Mundo do Sítio
        DANILO CASALETTI
     Quem foi a primeira Emília? Quem fez melhor a Dona Benta? É verdade que o ator que fazia o Visconde já morreu? Essas perguntas fazem parte da geração que acompanhou a versão para a televisão do "Sítio do Picapau Amarelo" nos anos 1970, 1980 e, recentemente, na versão que a TV Globo apresentou de 2001 a 2008. Para a nova geração, Narizinho, Pedrinho, Emília e toda a turma criada por Monteiro Lobato chegará na forma de desenho animado no sábado, dia 7, às 10h45 da manhã. Fruto de uma parceria inédita entre a produtora Mixer (do filme Besouro e do documentário O assassinato de Jean Charles) e a Rede Globo, a série terá 26 episódios inéditos, todos baseados na obra Reinações de Narizinho. Mas como será a cara desses personagens, agora, animados para a TV? Os traços dos personagens foram feitos pelo ilustrador Bruno Okada e já estão sendo usados, desde abril de 2010, no Mundo do Sítio, site criado pela Editora Globo que reúne jogos e brincadeiras com os personagens de Lobato (leia mais abaixo). Coube à Mixer, a partir desses traços, fazer a adaptação das histórias criadas por Lobato e toda a animação dos personagens. Para João Daniel Tikhomiroff, presidente da produtora, o maior desafio nessa tarefa foi não perder a essência de Monteiro Lobato. “A criança de hoje tem outro ritmo, gosta de muita ação, mexe em computador, iPhone. Foi preciso agradá-las, mas respeitando a característica original de cada personagem”, diz Tikhomiroff, que também é um dos produtores executivos do desenho. O trabalho durou cerca de dez meses. Cada episódio levou cerca de cinco semanas para ficar pronto. Segundo Tikhomiroff, os episódios trarão bastante ação. Logo no primeiro, chamado "Um lugar diferente", a Emília é sequestrada. Em outro, há um gato vilão. Mas nada de violência, assim como nos originais de Lobato. Não há lutas, tiros ou cabeças explodindo, algo bem comum nos desenhos atuais. “Os desenhos são do bem. Têm uma cultura ética bem cuidadosa. Quem faz o bem é recompensado, quem faz o mal é castigado”, diz. A trilha de abertura foi mantida na voz de Gilberto Gil, que topou o desafio de fazer uma versão mais “acelerada” para o desenho. Os efeitos sonoros e as outras trilhas presentes na animação foram assinadas pelo músico André Mehmari. Tikhomiroff diz que já há planos tanto para uma segunda temporada, quanto para um longa com os personagens do sítio. “Estamos na expectativa de aprovar a nova temporada, mas ainda não estamos trabalhando nela”, diz.
     As carinhas dos personagens que crianças (e por que não adultos também?) vão ver no desenho animado que será exibido pela TV Globo já “circulam” pela internet desde o dia 1º de abril de 2010 no Mundo do Sítio, um site criado pela Editora Globo que disponibiliza jogos interativos, biblioteca virtual e livros digitais para crianças a partir de cinco anos de idade. Os traços de Emília, Narizinho, Pedrinho, Dona Benta, Tia Anastácia, Rabicó, Saci e Cuca foram criados pelo ilustrador Bruno Okada. Fã de cartoons dos anos 1990, Okada diz que o objetivo foi dar um visual moderno aos habitantes do sítio. Para isso, ele pegou referências dos livros de Monteiro Lobato e das versões apresentadas pela televisão. “Eu sempre vi uma pessoa vestida de Emília. Foi a oportunidade de criar realmente aum boneca, tal como ela era originalmente”, diz Okada, que se inspirou em desenhos como As Meninas Superpoderosas e Mansão Foster para Amigos Imaginários. No Mundo do Sítio, as crianças criam seus avatares para participar de jogos e interagir com os personagens. Cada um tem sua casa na árvore, onde guarda seus troféus, suas trocas de roupas e tem acesso aos diferentes reinos, onde estão as diferentes atividades. Todo o conteúdo tem a supervisão pedagógica de Marcelo Cunha Bueno. Uma das diversões mais procuradas é a Brincadeira, um jogo no qual as crianças administram uma loja. Os personagens da Emília e da Cuca são os preferidos da garotada e provocam as maiores interações. No dias das bruxas, por exemplo, a Cuca invadiu as redes sociais do Mundo do Sítio. “As crianças reagiram, fizeram de tudo para tirá-la do Facebook e do Twitter”, diz a redatora Simone Coelho. O “Mundo do Sítio” possui regras claras e seguras. As crianças não podem escrever palavrões ou tentar formas de comunicação fora das previstas pelos jogos entre os avatares. Nas redes sociais que divulgam e fazem a comunicação de tudo o que acontece por lá, também há um monitoriamento do que é escrito. Os pais também podem acompanhar tudo, desde as atividades mais acessadas pelos filhos até o tempo de permanência deles no site. Assinatura para acesso total às atividades (algumas são livres para usuários cadastrados no site) custa R$ 6,90 por mês. Com a estreia do desenho do Sítio do Picapau Amarelo na televisão, a editora do Mundo do Sítio, Livia Lopes Sant’ Anna, acredita que as crianças vão buscar na internet mais informações sobre o universo de Monteiro Lobato. “As crianças vão criar um vínculo maior com os personagens e querer conviver com eles por mais tempo”, diz. “A ideia é que o desenho e o Mundo do Sítio caminhem juntos nessa tarefa.”
     Informações do portal da Revista ÉPOCA.