Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

domingo, 15 de janeiro de 2012

Siba se reinventa em Avante, seu primeiro álbum solo


     Pedro Brandt – do CORREIO BRAZILIENSE
     Siba se inspirou no filho: "Mesmo quando parece que não estou tratando dele, a música ou é para ele ou dialoga com a presença dele na minha vida"
     Quem vê Siba empunhando uma guitarra na capa de Avante, seu novo disco, pode até achar estranho. Afinal, o cantor e compositor pernambucano é mais conhecido pelo uso de outros instrumentos, como a rabeca e a viola. “Quem me acompanha desde a época do Mestre Ambrósio sabe da minha relação com a guitarra. Mas é um instrumento que eu tinha abandonado mesmo”, contextualiza o músico de 42 anos, nascido Sérgio Roberto Veloso de Oliveira. O retorno para a guitarra, ele conta, foi lento e árduo. “Levei um tempo para me resolver com a tarefa. Se eu fosse mais realista, teria declinado, porque foi difícil mesmo”, reconhece. Suas influências guitarrísticas são plurais, passando por tradições locais, anglo-saxãs e africanas. O instrumento está diretamente ligado ao que o cantor queria que fosse seu novo trabalho — o primeiro assinado apenas com seu nome, sem a presença de um grupo (caso da Fuloresta, que o acompanhou nos anos 2000, e do Mestre Ambrósio, sua banda na década de 1990) ou um parceiro (em 2003, com Barachinha, ele lançou No baque solto somente; e em 2009, com Roberto Corrêa, Violas de bronze). “O ponto, antes da guitarra, é a necessidade de um tipo de energia mais ligada à eletricidade”, explica o cantor. “Na Fuloresta, eu fazia a direção musical, os arranjos e, em cima do palco, cantava. Isso foi fundamental, mas eu estava com vontade de ter uma função mais musical ao vivo. E, para mim, a guitarra seria o ideal. A rabeca, nesse caso, não seria tão completa.” Avante, no entanto, não é uma ruptura com o passado musical de Siba. “O ponto em comum em tudo que já fiz como compositor e artista está ligado à poesia e à forma de escrever, a uma estética muito específica que pratico, embora com roupagens musicais diversas. A linha que liga tudo que escrevi é a poesia popular do Nordeste, a minha principal forma de expressão”, analisa Siba. Além da guitarra, um elemento presente na foto da capa de Avante determinou o que seria o álbum. Filho de Siba, Vicente, 5 anos, é a principal inspiração para a obra. “Ele é a ideia central do disco. Mesmo quando parece que não estou tratando dele, a música ou é para ele ou dialoga com a presença dele na minha vida.”
     Entre amigos
Avante, primeiro disco solo de Siba.
Produzido por Fernando Catatau e Siba, 11 faixas.
Lançamento com patrocínio do programa Petrobras Cultural.
Preço médio: R$ 20. Download gratuito em www.mundosiba.com.br.
     Gravado em São Paulo (onde o cantor voltou a residir em 2011), Avante conta com uma formação peculiar. Siba tocou guitarra e viola. Antônio Lourenço ficou responsável pelos teclados e vibrafones; Samuca Fraga, pela bateria (função executada, ao vivo, por Serginho Machado); e Léo Gervázio, integrante da Fuloresta, pela tuba, instrumento de sopro que, por conta do timbre grave, faz o papel do baixo nas canções. Lirinha participa da música Um verso preso, e o flautista Teco Cardoso, de Canoa furada. Vocalista e guitarrista da banda Cidadão Instigado, Fernando Catatau aparece na faixa Qasida e também assina a produção do álbum.  A amizade entre Siba e Catatau é antiga. A escolha do músico cearense para a produção vem também da admiração do pernambucano pelo segundo CD do Cidadão, O método túfo de experiências (2005). “Eu me identifico muito com a capacidade de Catatau em desdobrar a própria vida em uma obra artística que fala para qualquer pessoa — sem que ela tenha de conhecer o contexto no qual surgiu a coisa toda”, comenta.  Avante “vazou” no comecinho de 2012, dias antes de o site do músico — onde o álbum está disponível para download — entrar no ar. “Pensei que o disco ia vazar ainda no ano passado, mas ele apareceu na internet em 1º de janeiro. O timing foi perfeito”, comemora. Para este semestre, também está prevista a estreia de Siba nos balés da tormenta, documentário que registra a produção de Avante.