Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

O mundo da arte está de luto!


     Num único sábado fatídico, 17 de Dezembro, morreram Cesária Évora, Sérgio Brito e Joãosinho Trinta. A música mundial, o teatro brasileiro e o carnaval perderam seus ícones.
     Cesária Évora calou-se!
Cesária Évora
     Cesária Évora morreu neste sábado, aos 70 anos, em Cabo Verde, seu país natal. Apelidada de "diva dos pés descalços", a cantora encerrou sua carreira no último dia 23 de setembro depois de cancelar uma série de shows devido a fragilidade de seu estado de saúde. O funeral será realizado na terça-feira à tarde no Mindelo, Ilha de São Vicente, terra natal da cantora, segundo informaram familiares à agência Inforpress. O governo de Cabo Verde decretou dois dias de luto oficial, em vigor até segunda-feira, com bandeira hasteada a meio-pau em embaixadas, consulados e outras representações de Cabo Verde no exterior. De acordo com o veículo português "Jornal de Notícias", Cesária Évora deu entrada no hospital Baptista de Sousa, em São Vicente, Cabo Verde, na sexta-feira, onde esteve internada no CTI "com um quadro muito complexo". "Durante este período, ela alternou momentos de lucidez com momentos de inconsciência e esteve sempre acompanhada do seu empresário José da Silva", disse o diretor do hospital, Alcides Gonçalves. Cesária Évora começou a trabalhar como cantora em bares e hotéis de Mindelo, em Cabo Verde, aos 16 anos. Jovem, já cantava amores desfeitos e o isolamento das ilhas de seu país de origem. O reconhecimento mundial de Cesária só viria aos 47 anos, no fim dos da década de 1980, ao gravar, em Paris, o disco "La diva aux pied nus". Em 2004, Cesária conquistou um prêmio Grammy de melhor álbum de world music contemporânea, batendo o concorrente Caetano Veloso. Há dois anos, o presidente francês Nicolas Sarkozy a condecorou com a medalha da Legião da Honra. As informações são do site português "Jornal de Notícias". Consagrada pelas coladeras, canções dançantes, ou mornas (o blues caboverdiano), a cantora sofreu um acidente vascular cerebral (AVC) em 2008, durante uma turnê pela Austrália. Seu último disco, "Nha sentimento", foi lançado em 2009.
     Morreu o artista Sérgio Brito
Sérgio Brito
     O sábado ficou mais triste ainda para muitos famosos com o anúncio da morte do ator e diretor Sérgio Britto. No Twitter, as frases eram de lamentações e pesar com a notícia: "um sábado mais triste com a notícia da morte do ator e diretor Sérgio Britto”, escreveu o colega Cacá Rosset. "Morre o grande Sérgio Britto. Grande perda, grande tristeza", comentou o cantor Lobão. As atrizes Carol Castro e Leda Nagle também lamentaram a notícia: "especialmente triste com a morte de Sérgio Brito. Ator talentoso, pessoa encantadora! Vai fazer falta! Meus respeitos! Descanse em paz!", disse Leda. Carol Castro, uma das primeiras a falar sobre a morte do ator, demostrou seu pesar no microblog: "que Deus receba de braços abertos o grande e completo artista Sérgio Britto. Descanse em paz...farás muita falta!" Sérgio Britto morreu aos 88 anos, vítima de complicações respiratórias. O ator estava internado há cerca de um mês no hospital Copa D'Or, no Rio de Janeiro.
     Joãosinho Trinta enterrado no Maranhão
Joãosinho Trinta
     O carnavalesco Joãosinho Trinta foi enterrado nesta segunda-feira (19) ao som de batucadas de escola de samba após um cortejo acompanhado por uma multidão em São Luís. O carnavalesco morreu no sábado (17) após ficar internado por 14 dias. Segundo a Polícia Militar, cerca de 1,5 mil pessoas acompanharam o cortejo e o enterro. O corpo foi levado pelas ruas de São Luís, do Museu Histórico do Maranhão onde ocorreu o velório, em um carro do Corpo de Bombeiros, e seguido por um bloco tradicional de Carnaval da capital, Fuzileiros da Fuzarca. Na chegada ao cemitério, a escola de samba Turma do Quinto aguardava a multidão que acompanhava o cortejo. O corpo de Joãosinho foi enterrado ao som do samba da escola por volta das 12h (horário de Brasília). Dentro do cemitério, uma multidão cantou o samba-enredo da Beija-Flor para o carnaval de 2012, que será sobre os 400 anos de São Luís. Neguinho da Beija-Flor, intérprete da escola, também acompanhou o enterro. Ele, Selminha Sorriso, porta-bandeira, Cláudio de Souza, mestre-sala e Pinah, destaque, chegaram no início da noite de domingo a São Luís para o velório de Joãosinho. Juntos, colocaram uma bandeira da escola de samba carioca em cima do caixão do carnavalesco.
     Homenagem
     No velório, Neguinho também puxou o samba-enredo da Beija-Flor. Para ele, o maior espetáculo audiovisual do mundo perdeu o seu grande representante. Emocionado, o intérprete revelou que tinha o carnavalesco como um grande professor. “Joãosinho me ensinou tudo. Ele dizia que o samba é uma família e assim eu vejo o samba até hoje.” Pinah, ex-passista e destaque da Beija-Flor, também tem o Joãosinho Trinta como um mentor. “Em todos os enredos dele, nos 17 anos que estivemos juntos na Beija-Flor, eu sempre fui destaque. Aprendi tudo com ele, até a costurar. Vai ficar um vazio". Em 2012, a escola apresentará na Sapucaí a história de São Luís do Maranhão. O samba-enredo, segundo revelou Neguinho, falará das belezas naturais, dos casarões coloniais e do reggae. Joãosinho seria o destaque do último carro da escola, e agora receberá uma homenagem póstuma na avenida. “Ele é um gênio e não tem explicação. Ele criou essa beleza toda do Carnaval. O Carnaval não tinha essa dimensão que tem hoje. Ele é hoje grandioso, graças ao Joãosinho Trinta. O Brasil está solidário com o nosso luto, com a tristeza do mundo do samba por esta perda."
     Informações do Terra Brasil, Jornal O Globo e Diário do Grande ABC.